Unesco disponibiliza gratuitamente 92 filmes sobre a cultura indígena


por: Gabriela Glette


Com o objetivo de valorizar a rica e milenar cultura indígena, a Unesco acaba de disponibilizar 92 produções audiovisuais que abordam a diversidade linguística e cultural dos índios da América Latina e Caribe. Disponibilizados pelo Festival de Cinema Indígena Online, o foco é a preservação da diversidade desta cultura, cada vez mais ameaçada e abafada.

Os filmes foram feitos por diretores de diversos países, entre eles Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, El Salvador, México e Peru. Os principais assuntos abordados foram meio ambiente, educação, consumo sustentável, preservação do patrimônio cultural e natural, e o empoderamento das mulheres indígenas.

Somente no Brasil, atualmente existem mais de 150 línguas e dialetos indígenas. A triste notícia é que as línguas nativas de tribos indígenas estão entre as mais ameaçadas de extinção no mundo, dado que nos relembra a importância de manter este legado. Diversas destas línguas estão presentes no acervo, disponível no Youtube com legendas em inglês e espanhol. Preservar este patrimônio é preciso e mais do que isso, é urgente.

0 visualização
  • Facebook
  • Instagram

© 2019 Débora Dalsasso by Páginadois