Héstia – “A deusa do Fogo Sagrado”



Admirada por todos os deuses. Protetora das moradias e do Fogo Sagrado ao redor do qual as pessoas se reuniam para orar e oferecer sacrifícios aos deuses. Reverenciada como protetora das cidades, das famílias e das colônias. Sempre estável, fixa e imutável, Héstia simboliza a perenidade da civilização.

Sua chama sagrada, conseguida diretamente do Sol, brilhava continuamente nos lares, templos e palácios, na forma de uma lareira circular, ao redor do qual, todos se reuniam.

Parte deste Fogo Sagrado era levado, quando fundavam cidades fora da Grécia, como símbolo da ligação com a terra materna. Acendiam a lareira onde seria o núcleo político da nova cidade.

Héstia é tanto uma presença espiritual como o Fogo Sagrado quanto a própria fornecedora de iluminação, calor, aconchego e aquecimento para o alimento. É a "alma" dos locais.

Seu culto era muito simples: na família, era presidido pelo pai ou pela mãe; nas cidades, pelas maiores autoridades políticas.

No Olimpo era invejada pela sua serenidade e retidão. Evitava paixões do momento e não se envolvia com intrigas e rivalidades. Jurou castidade perante Zeus e foi respeitada por deuses e mortais. Não se deixou seduzir pelo desejo de prazer. Tornou-se umas das três virgens do Olimpo, ao lado de Ártemis e Atena.

Fonte: mitographos e wikipédia

A TIHU HÉSTIA traz as cores vermelho e dourado que remete ao fogo e ao Sol e carrega consigo o fogo circular. Possui o manto tradicional na cabeça, apresenta uma postura estável e serena e, simbolicamente, traz, de acompanhamento, uma peça que representa uma cidade, com construções circulares.

NOTA:

As bonecas são “instrumentos mágicos” de cura e fortalecimento do sagrado Feminino. As bonecas também são curadoras de crianças feridas e elos de conexão com a Mãe Terra, a Natureza, a força Feminina.

Iniciei o feitio das Tihu Deusas Gregas, a pedido das terapeutas Andrea Breda e Mônica Pinheiro. A quem agradeço pela confiança e pela seriedade com que estão tecendo este novo trabalho!

Desenvolvi 9(nove) bonecas de pano. Tihus Deusas Gregas: Deméter, Perséfone, Hera, Afrodite, Ártemis, Atenas, Héstia, Lilith e Gaia.

Ao final, depois de estar com as Deusas prontinhas, foi possível ver, claramente, 8 (oito) delas como portadoras de importantes aspectos do Feminino, que quando se fundem, formam um sistema vivo, chamado Gaia, a Mãe Terra.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo