“Nós, brasileiros, precisamos, para compreendermos a nós mesmos, reconhecer nossa autenticidade enquanto nação de raízes indígenas.”

Somos uma nação de raízes indígenas. Segundo o IBGE, 63% da população brasileira tem no seu DNA a presença tupi. Isso significa que podemos ter adormecida, dentro de mais da metade do nosso povo, uma memória latente de como podemos evoluir daqui para a frente, com mais harmonia em relação à natureza, à vida.

Neste vídeo, Kaká Werá Jecupé fala sobre a sua origem e a origem de todos nós, brasileiros. Uma maravilhosa aula de história do Brasil! Traz informações importantes sobre o papel do teatro (da arte, do simbólico) no desenvolvimento das culturas indígenas, do próprio povo e da memória de uma nação. Chama a nossa atenção para as tentativas de enfraquecimento desses povos e de sua sabedoria, de forma muito semelhante ao que ocorreu no século 16.

Segundo Kaká, nós, brasileiros, precisamos, para compreendermos a nós mesmos, reconhecer nossa autenticidade enquanto nação de raízes indígenas. Se soubermos olhar para trás e aprendermos com esses inúmeros povos daqui, poderemos evitar seus erros e aproveitar seus acertos. Para não ir muito longe, é possível dizer que há pelo menos 12 mil anos habitamos essas terras (Brasil) e, infelizmente, sabemos muito pouco sobre essa caminhada.

Assista ao vídeo e amplie a sua visão sobre o Brasil e nossas riquezas, sobre a urgência de um olhar mais respeitoso e a necessidade de um movimento mais construtivo no desenvolvimento de nosso povo e país!