Primavera e verão são estações onde a energia vital se revitaliza e se expande!

Primavera

Com a primavera, chega a vitalidade, a energia de renascimento, do acordar, do frescor da manhã. É um momento que pulsa com o elemento Madeira, que vibra no nascer do sol, às 6h da manhã. Representa a fase criança de vida, que nasce cheia de energia e tem como foco o impulso para o crescimento. É um período de leveza, onde os alimentos (físicos ou sutis) são extremamente importantes.

Na primavera as cores verde e azul, juntas, intensificam o potencial do crescimento, da fluidez, da revitalização. Tons mais escuros tornam os ambientes mais sérios e, quando bem dosados, acolhedores. Tons mais claros trazem a sensação de leveza e frescor. Imagens de mata, de florestas, de águas fluindo abundantemente, também são indicadas nesta decoração. Você pode sentir a energia desta estação, alegrando o ambiente com a presença das flores. Vidros, transparências e, principalmente, fibras naturais, móveis de madeira são bem-vindos. Decoração e simbologias que “alimentem” a vida e o ambiente podem fortalecer a sintonia entre a construção, as pessoas e o potencial da estação vivenciada!

 

Verão

Verão é período de festa, de sociabilidade,de cor e movimento. A tônica da energia é de expansão. Corresponde ao meio-dia, quando o sol está no seu auge e pulsa com o elemento Fogo. Representa a fase adolescente, quando viver em grupo é essencial. Os relacionamentos, as trocas e o desenvolvimento da autoestima estão em alta.

No verão o vermelho impera! Rosas e alaranjados que possuem boa quantidade de vermelho em sua composição, também! O Fogo fortalece a estação; mas como pode aquecer demais o ambiente, é indicado na forma de luminárias e de brilhos na decoração.  As tochas e velas no jardim acabam cumprindo o papel das fogueiras e lareiras, de forma mais branda. Plantas, elementos de madeira, fibras, imagens de mata dão vitalidade ao Fogo e ajudam a torna-lo mais refrescante! As flores exuberantes, a imagem do sol também transformam os espaços e inspiram para o movimento de expansão e luminosidade! É tempo de reunir grupos, celebrar e compartilhar!

A Água é o elemento oposto ao Fogo, e embora enfraqueça o potencial que o verão carrega, muitas vezes é utilizada para equilibrar! O azul, o preto, o roxo, as fontes e motivos marinhos, quando bem dosados, trazem o resfriamento necessário; além de nos remeter à beira da praia ou a um bom banho de rio!

Entre verão e outono existe um período de estabilidade, onde a energia do elemento Terra indica a transição de um período yang, ativo, expansivo, para um período yin, receptivo, introspectivo. Podemos dizer que a energia vital começa um movimento descendente.

Aos poucos, os vermelhos vibrantes dão lugar aos mais fechados, as celebrações começam a ser mais íntimas e o elemento Terra precisa se fazer presente! Tons mais terrosos (do bege ao marrom), formas quadradas e massudas, decorações com pedras e cerâmicas vão trazendo mais estabilidade e enfraquecendo a agitação do Fogo! É quase outono, na natureza!

 

As estações do ano e o Sistema Ambá Ÿu

No Sistema Ambá Ÿu (harmonização integrada de pessoas e ambientes),a observação desses movimentos é incentivada, pois corresponde ao primeiro cuidadona relação da pessoa e o seu imóvel (de casa e jardim ou trabalho) com o fluxo natural do planeta. A harmonia diária também depende dessa sintonia entre as naturezas – do indivíduo, do ambiente e da Terra –, que pode ser trabalhada na arquitetura e decoração respeitando o ciclo das estações.